A Universidade de Évora (UÉ) pretende novas instalações para a Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano junto ao futuro Hospital Central do Alentejo, que está atualmente em construção em Évora, de acordo com a reitora, Hermínia Vasconcelos Vilar. O projeto visa aproveitar a proximidade entre a escola e o hospital para facilitar a interação entre os alunos e as valências médicas.
A UÉ já iniciou negociações para obter um terreno de quatro hectares junto ao futuro hospital, e a elaboração do projeto será financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
As futuras instalações deverão abrigar cursos da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano, a Escola de Enfermagem São João de Deus e potencialmente até um curso de Medicina. Atualmente, a parte teórica dos cursos da Escola de Saúde e Desenvolvimento Humano é ministrada em locais separados, tornando a integração no novo edifício um avanço significativo.
O novo Hospital Central do Alentejo, cujas obras devem ser concluídas até ao final de 2024, poderá ter um papel importante na formação de médicos e outros profissionais de saúde.