A pensar na segurança da comunidade académica no regresso às aulas presenciais, a Universidade de Évora (UÉ) encetou uma parceria com o Grupo SGS Portugal, empresa líder mundial em testes e certificação de sistemas de saúde e segurança, para garantir a verificação e certificação rigorosas dos processos de higiene e limpeza, de forma a mitigar os principais riscos relacionados com a COVID-19.
Conforme avança a Universidade de Évora na sua página oficial, esta colaboração, que visa reforçar o compromisso da UÉ com a segurança e prevenção, resultará, preliminarmente, num diagnóstico e análise das práticas existentes e, posteriormente, na validação e melhoria dos procedimentos já adotados em todos os polos e infraestruturas da instituição onde irão decorrer aulas presenciais.
Para tal, segundo refere, serão periodicamente realizadas recolhas de amostras para apuramento da eficácia da limpeza implementada, e após análise laboratorial das mesmas, será definido e implementado, pela SGS, um novo plano de atuação que proceda em conformidade com os mais recentes regulamentos.
A UÉ assegurará a aplicação e o controlo de todos protocolos de higiene, bem como o cumprimento de todas as medidas de distanciamento social e de limpeza e desinfeção determinadas.
Este processo de certificação complementa as medidas de higiene e segurança já adotadas pela UÉ, nomeadamente, a instalação de um pórtico de desinfeção na entrada do Colégio do Espírito Santo, e a instalação de humidificadores e dispensadores de gel desinfetante nas salas de aula.