Após o anúncio da celebração do contrato de adjudicação para construção de uma nova residência universitária para estudantes em Évora, a Campanário falou com a Reitora da Universidade de Évora, Ana Costa Freitas, que explicou que com a concessão do espaço a um privado “está no contrato” que as rendas médias rondarão os 200€.
Esta residência terá “cerca de 306 quartos”, um número definido “de acordo com o espaço disponível no terreno”. Apesar disso, este novo espaço ainda “não chega” para colmatar as necessidades da comunidade estudantil, mas “é algo importante”.
O projeto «Évora Campus Residence» contempla 114 alojamentos/quartos (em seis diferentes tipologias T0, T1 e T2), para 306 estudantes, em condomínio fechado, com segurança, direção, serviços de apoio, bicicleta/residente, restaurante, bar, sala de estudo, auditório anfiteatro, em implantação ecológica com espaços verdes e aproveitamento de energia solar e das águas pluviais), a preços com custos controlados, destinando-se a estudantes, professores e pessoas convidadas da universidade.
Depois de ter sido a segunda universidade a ser fundada em Portugal, será a primeira a ter um Campus Residence, num investimento a rondar os 4 milhões de euros, o início das obras de construção da nova residência universitária está previsto para abril de 2019 e a abertura vai acontecer em setembro.