O programa ecoVerney da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Évora em parceria com a Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central (CIMAC), promove o concurso de fotografia “Phenomena… sobre alterações climáticas”.
O concurso visa sensibilizar os cidadãos em geral e os amantes de fotografia para os fenómenos das alterações climáticas e ameaças socioambientais associadas; promover uma observação atenta do meio que nos rodeia; promover a fotografia como um instrumento universal de sensibilização ambiental.
O primeiro prémio tem um valor de 2000€ para a melhor fotografia e o segundo lugar recebe 1000€, sendo que as candidaturas e submissões de trabalhos estão abertas até ao dia 31 de janeiro de 2019.
Este concurso fotográfico homenageia o Professor João Corte-Real da Universidade de Évora, primeiro climatólogo português e investigador de grande relevância nacional e internacional dando o seu nome ao primeiro prémio.
O concurso Phenomena tem o apoio do Instituto Português de Fotografia, assim como das organizações locais e regionais como a Câmara Municipal de Évora, a GESAMB, a Comissão de Coordenação da Região Alentejo (CCDRA) e Grupo Nabeiro.