Realizou-se no passado dia 11 de março de 2021, no Comando-Geral da Guarda Nacional Republicana, a apresentação do Projeto de Modelação e Predição de Acidentes de Viação no Distrito de Setúbal (MOPREVIS).
Participaram nesta apresentação o coordenador do projeto, Professor Paulo Infante da Universidade de Évora, o Exmo. Comandante do Comando Territorial de Setúbal, Tenente-Coronel Mário Guedelha e o Chefe da Secção de Operações, Treino e Relações Públicas do Comando Territorial de Setúbal, Tenente-Coronel Adérito Rodrigues.
A apresentação teve como objetivo os desenvolvimentos do projeto MOPREVIS, em curso desde o ano de 2019, numa parceria entre o Comando Territorial de Setúbal e a Universidade de Évora, com financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia.
O projeto assenta na compilação de informação de várias fontes, na constituição e análise de bases de dados, para através de modelos preditivos de estatística e inteligência artificial criar um sistema de informação que identifique locais e condições de maior probabilidade de ocorrência de acidentes rodoviários.
O Comando Territorial de Setúbal, em colaboração com os investigadores da UÉ, está determinado na edificação de soluções, assentes em evidências científicas, para que seja possível prevenir e diminuir a sinistralidade rodoviária grave no distrito, através de uma ferramenta digital de apoio à tomada de decisão.
Foto: GNR Setúbal