Inauguração do Centro Interativo de Arqueologia, com a Inauguração da Exposição de Fotografia: “Arqueologia com Gente Dentro” da autoria de André Carneiro, Leonor Rocha e Jorge de Oliveira, no dia 17 de Abril 2018 na Sala 205 no Palácio do Vimioso.
“O Humanista André de Resende pode ser considerado o pai da Arqueologia portuguesa. Nos inícios do séc. XVI, através da recolha e leitura das “pedras”, e da investigação de campo, André de Resende encetou uma novíssima forma de fazer história. Não foram só as “Antiguidades” da Évora romana que Resende investigou, ele quis ir mais além alargando o seu estudo a toda a Lusitânia.
Quinhentos anos depois entendeu a Universidade de Évora criar no Laboratório de Arqueologia um espaço expositivo de memórias dedicado a André de Resende, onde se expõem os materiais arqueológicos, devidamente contextualizados, provenientes, especialmente, de escavações realizadas em propriedades da própria Universidade tais como Anta 2 da Mitra, Capela de Nossa Senhora da Modéstia e poço cisterna do Colégio do Espírito Santo. Pretende-se, paralelamente, de uma forma pedagógica e interativa dar a conhecer, através de imagens, os últimos estudos arqueológicos desenvolvidos por equipas da Universidade e também alguns aspetos da vida e obra de André de Resende e finalmente encaminhar o visitante para a Catedral de Évora onde se guardam os restos mortais do Pai da Arqueologia Portuguesa.”