Depois de equipados os edifícios do Colégio do Espírito Santo, Colégio dos Leões, Colégio Luís António Verney e da Escola Superior de Enfermagem São João de Deus (ESESJD), a UÉ considerou um investimento imprescindível a aquisição de mais quatro Desfibrilhadores Automáticos Externos (DAE).
Estes aparelhos, capazes de administrar um choque elétrico controlado que restaura a função cardíaca em caso de enfarte do miocárdio, serão instalados também no Edifício Anel da Herdade da Mitra, no Hospital Veterinário, no Colégio Mateus d’Aranda e no Pavilhão Gimnodesportivo, após a realização de uma formação de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhador Automático Externo, acreditada pelo INEM.
As ações terão lugar nos dias 6, 10 e 18 de maio e serão ministradas por instrutores certificados que irão orientar o processo de aprendizagem dos conhecimentos teóricos e técnicos e capacitar um conjunto de trabalhadores da UÉ para o manuseamento do aparelho. Em simultâneo, e com a colaboração da ESESJD, decorrerão ações de formação adicionais.
Com este investimento em novos equipamentos, e considerando que a paragem cardiorrespiratória é uma das principais causas de morte em Portugal, a UÉ procura qualificar para o reconhecimento precoce de casos, para a rápida ativação dos serviços de emergência e para uma resposta eficiente através de manobras de Reanimação Cardiopulmonar (RCP) que evitem a morte e previnam lesões de órgãos vitais em possíveis vítimas.