A Universidade de Évora integra um projeto, financiado em 1,7 milhões de euros, que pretende encontrar soluções para a prevenção de incêndios florestais.
O objetivo do projeto passa por reforçar a Investigação, o desenvolvimento tecnológico e a inovação e desenvolve-se através do VISTA Lab .
O projeto chama-se SenForFire – Cost-Effective Wireless Sensor Networks for Forest Fire Prevention and Early Detection (INTERREG/SUDOE),, fpoi aprovado em janeiro deste ano, e a Academia Alentejana faz parte do mesmo.
O objetivo passa por recorrer a redes de sensores sem fios (WSN) de baixo custo para monitorização e alerta precoce de incêndios florestais, o que irá favorecer a transição digital da gestão de riscos ambientais, pretendendo demonstrar a viabilidade das Wireless Sensor Networks (WSNs) para monitorização meteorológica e ambiental em sistemas de vigilância e alerta precoce de incêndios florestais.
A Universidade de Évora, enquanto entidade parceira, irá desenvolver o papel importante na “ especificação, desenvolvimento e implementação do framework de recolha, armazenamento e processamento dos dados provenientes de todos os sensores desenvolvidos no âmbito do projeto, que permitirá a visualização em tempo real dos parâmetros associados à predição de risco de incêndio florestal e alerta precoce.
A academia de Évora vai ainda participar na criação dos modelos de Inteligência Artificial que contribuirão para a previsão de incêndios, tendo em consideração todos os dados recolhidos no âmbito do projeto.