A Universidade de Évora está responsável por dois projetos ambientais, de conservação da natureza e de ação climática, aprovados no âmbito do programa europeu LIFE (2016), que dispõem de mais de 4,5 milhões de euros.
A Agência Portuguesa do Ambiente obteve a aprovação de dois projetos: o LIFE RELICT, na área da natureza e da biodiversidade, e o LIFE AGUEDA, na área do Ambiente e Eficiência de Recursos.
O Projeto LIFE AGUEDA – “Improving the condition of the Vouga river basin”, tem um investimento total superior a 3,3 milhões de euros, e pretende recuperar e renaturalizar o rio, para benefício das populações de peixes migratórios, eliminando e mitigando substancialmente as pressões hidromorfológicas identificadas na bacia do Vouga, e restabelenecendo o seu bom estado ecológico.
O outro projeto, LIFE RELICT – “Conserving Portugal’s relict habitats”, tem um investimento total de 1,7 milhões de euros, e visa a melhoria do estatuto de conservação dos matagais arborescentes (Arborescent matorral) de Loureiro (Laurus nobilis), inscrito no Plano Sectorial da Rede Natura 2000.