A Aplicação “Pesca em Portugal” foi desenvolvida no âmbito do projeto “LIFE Águeda – Ações de conservação e gestão para peixes migradores na bacia hidrográfica do Vouga, coordenado pela Universidade de Évora e apoio técnico-científico do MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente.
O objetivo é contribuir para o conhecimento sobre a distribuição e abundância das espécies de peixes de água doce nas bacias hidrográficas nacionais, através da compilação de informação temática relativamente às capturas realizadas no âmbito das atividades de pesca recreativa.
Envolver toda a comunidade de pescadores recreativos na promoção de uma gestão sustentável e conservação do património natural que são as populações de peixes de água doce das bacias hidrográficas nacionais, numa perspetiva de ciência-cidadã é o conceito principal da Aplicação “Pesca em Portugal”.
Além da Universidade Évora / MARE são beneficiários associados o Município de Águeda, o Município de Mora, através da equipa responsável pelo Fluviário de Mora, a DOCAPESCA – Portos e Lotas S.A. e a AQUALOGUS – Engenharia e Ambiente, Lda. conforme a notícia da Universidade de Évora.
A Aplicação “Pesca em Portugal” foi apresentada no dia 26 de fevereiro.
Joana Freitas
foto: universidade de évora