O Alentejo é uma das três regiões contempladas com a nova linha de crédito do Estado disponível para estudantes do ensino superior. Este crédito apresenta taxas de juro mais baixas para possibilitar aos estudantes continuarem os estudos, gabinete de comunicação do Programa Operacional Capital Humano (PO CH).
De acordo com esta fonte, o projeto tem como fiador o próprio Estado, que conta com financiamento europeu, e destina-se a alunos que estejam a frequentar cursos técnicos superiores profissionais (TeSP), licenciaturas, mestrados ou doutoramentos, em instituições públicas ou privadas.
No entanto, este é um programa limitado às três regiões de intervenção do PO CH, no qual constam o Alentejo, o Centro e o Norte.
Segundo o mesmo gabinete, os empréstimos podem variar entre seis e 10 anos, e entre os mil e os cinco mil euros por ano, sendo que o valor máximo não pode ultrapassar a soma do total dos anos do curso.
O programa tem como dotação financeira 11,7 milhões de euros, financiado em 10 milhões de euros pelo Fundo Social Europeu e 1,7 milhões pela componente pública.