A Câmara Municipal de Beja foi informada pela Autoridade de Saúde da ULSBA no dia de Sábado 11/04/2020, pelas 13.30h., que 1 utente do “Lar Nobre Freire” de Beja, que deu entrada no Hospital José Joaquim Fernandes de Beja na véspera com dificuldades respiratórias, testou positivo ao COVID-19.
De imediato várias entidades públicas (CM Beja, ULSBA, Autoridade de Saúde e Segurança Social) se articularam no sentido de serem colocados em prática os procedimentos recomendáveis para situações com esta tipificação.
Conseguiu garantir-se que durante o Domingo de Páscoa, 4 equipas da ULSBA procedam ao teste de 80 pessoas, 54 utentes e 26 funcionários do Lar, no sentido de, entre segunda e terça-feira, se conhecerem todos os resultados dos testados e se proceder depois em conformidade com as instruções da Autoridade de Saúde competente.
Nos termos da “Ordem de Operações Municipais para o Coronavírus” a Proteção Civil Municipal de Beja já está a acionar os mecanismos previstos no mesmo para se cumprir, se vier a ser recomendado pela Autoridade de Saúde em função dos resultados dos testes, a retirada parcial ou total de utentes do Lar.
A Proteção Civil Municipal de Beja realça a rapidez na resposta conseguida para este caso e a boa coordenação entre todas as entidades ao longo do dia, sendo que às 19.30h se conseguiu garantir que, mesmo em Domingo de Páscoa, seja possível realizar a totalidade dos testes.
Este é o sétimo caso positivo registado no Concelho de Beja e o primeiro num Lar.