15.9 C
Vila Viçosa
Segunda-feira, Novembro 25, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Utentes da Cáritas de Beja participaram em escavações arqueológicas durante sete meses

https://www.facebook.com/caritasbeja/

 
Durante 7 meses, ente Março e Setembro, através de uma parceria entre o Projeto Arqueologia das Cidades de Beja e a Caritas Diocesana de Beja, foi possivel a integração sócio laboral de dois (2) utentes da Comunidade de Inserção e em regime de voluntariado de outras duas (2) pessoas nas escavações arqueológicas que visaram a limpeza de todo o logradouro do Conservatório e Templo Romano de Pax Julia, bem como na Casa da Moeda do Século XV.
 
Estes trabalhos de arqueologia, sob direção da Dra. Conceição Lopes, e do Arqueólogo Daniel Pinto, permitiu o acompanhamento naquela que é a obra do futuro Projecto de Interpretação das Estruturas Arqueológicas do Fórum Romano de Beja.
M Conceição Lopes refere que “a integração foi fácil, porque em Arqueologia, pela natureza própria do trabalho, no qual todos fazemos de tudo e onde a qualidade do trabalho depende da entreajuda e da compreensão daquilo que fazemos uns e outros e das decisões que tomamos, cada um de nós tem um papel importante na leitura dos arquivos da terra”.
Este gesto de grande simbolismo e humanismo, demonstra que existe espaço na sociedade para que pessoas em situação de sem abrigo, acolhidas em alojamentos temporários ou de emergência, podem ser chamados a contribuir na sociedade e para a sociedade, ao mesmo tempo que aprendem a história da Arqueologia das Cidades de Beja.
As integrações tiveram por base a metodologia INCORPORA cuja iniciativa é apoiada pela Fundación “la Caixa”.
A Cáritas Diocesana de Beja agradece e reconhece o gesto de altruísmo de toda a equipa de arqueologia, à empresa Ritmos Exactos LDA e naturalmente aos nossos utentes que demonstraram capacidade de agarrar esta oportunidade e experiência única para as suas vidas.
IN https://www.facebook.com/caritasbeja/
 

In https://www.sulinformacao.pt/

Populares