A Capela do Paço Ducal de Vila Viçosa acolhe mais um evento musical da temporada de concertos de 2023, organizada pelo Museu-Biblioteca da Casa de Bragança. Raquel Alão, soprano, Ana Ferro, mezzo-soprano e Sérgio Silva, órgão, compõem o cartaz da iniciativa. que decorre no dia 26 de maio, pelas 21h00.
Com este concerto, pretende-se levar o público numa viagem por algumas das orações marianas mais emblemáticas, muitas dedicadas a Nossa Senhora dos Navegantes, postas em música por alguns dos compositores mais importantes da História da Música Ocidental. Um concerto que convida à contemplação e à oração.
Em Portugal, a devoção a Nossa Senhora é um elemento indiscutível da piedade pessoal, popular e nacional. A História de Portugal encontra-se inextricavelmente entretecida com a devoção à Santíssima Virgem. Desde os tempos da formação da nacionalidade, com as conquistas territoriais de D. Afonso Henriques e subsequente levantamento de Sés (todas, sem exclusão, dedicadas a Santa Maria), passando pelos Descobrimentos até à primeira consagração de Portugal ao Imaculado Coração de Maria, a 13 de Maio de 1931; a construção da nacionalidade é indissociável do culto mariano. A ela recorreram os navegadores e ainda recorre o povo português para protecção e intercepção.
A Casa de Bragança contribuiu decisivamente para o culto mariano, através da coroação de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa como Rainha de Portugal, por D. João IV, em 1646.