O Santuário de Nossa senhora da Conceição recebeu, este fim-de-semana, mais um ano, a Peregrinação Diocesana das Famílias a Vila Viçosa.
As famílias da Arquidiocese de Évora vêm nesta data ao Santuário da Padroeira renovar a sua fé e pedir proteção
Para além da tradicional peregrinação das famílias, junta-se a esta ocasião a benção dos casais que no corrente ano comemoram as bodas de prata e de ouro matrimoniais.
A Rádio Campanário esteve presente nesta peregrinação e falou com o Padre Fernando Lopes, da diocese de Évora e Departamento pastoral da família que, em declarações exclusivas à nossa reportagem referiu “para nós esta peregrinação é muito significativa, considerando que a mesma faz parte do nosso programa pastoral” acrescentando ainda que ,”é uma grande alegria ver aqui estas famílias e poder abençoar estes 51 casais que aqui se encontram para serem abençoados no matrimónio e nas suas boadas matrimoniais, contribuindo para que eles possam reviver e fazer memória daquele que foi o dia que mudou a sua vida.”
O Padre Fernando Lopes explicou ainda que, em 2020 esta peregrinação não se realizou dado o contexto pandémico em que o país estava nesta altura do ano e que este ano, apesar da realização da peregrinação, o programa assim como o número de presenças são limitadas e ajustados.”
O pároco congratula-se com a grande adesão das famílias e das paróquias a esta iniciativa da Arquidiocese de Évora.
Fátima e Joaquim Godinho são responsáveis pelo Movimento de casais de Santa Maria na Arquidiocese de Évora e integram a equipa da Pastoral familiar desta mesma arquidiocese.
Também eles marcam presença nesta iniciativa.
Podiam perfeitamente ser um dos casais a receber a benção pelos 25 ou pelos cinquenta anos de matrimónio mas não é o caso.
Conforme referem, estão entre estes dois percursos, uma vez, conforme referem, estão entre a prata e o ouro, contabilizando 30 anos de uma vida em comum.
Juntam,ente com o Padre Fernando Lopes, organizam esta peregrinação diocesana das família já há cerca de 6 anos e, tal como referem aos nossos microfones, “a sua presença nesta peregrinação é sempre garantida.”