A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Alentejo colocou em consulta pública um projeto para a construção de conjunto turístico composto por 6 aldeamentos e 1 hotel, na localidade de Diogo Martins, concelho de Mértola.
O resort Mount Eden Royale é um projeto da Mount Eden Golf & Country Club e está em discussão pública para avaliação de impacte ambiental.
Segundo os promotores, o Conjunto Turístico Mount Eden Royale é um resort de quatro estrelas que “está dimensionado, na sua totalidade, para 3.000 camas, distribuídas por 605 unidades de alojamento, sendo que 140 camas pertencem ao Hotel, estando distribuídas por 71 suítes, enquanto as restantes 2.860 camas estão inseridas em 534 unidades habitacionais localizadas nos aldeamentos turísticos”.
O resort é uma unidade hoteleira que dirige a sua oferta para o mercado nacional e internacional e terá campo de golfe de 18 buracos, centro equestre, clube de bowling, clube de ténis, heliporto para serviços de emergência médica, pavilhão multiusos para desporto, centro cívico para atividades culturais, entre outros serviços e equipamentos de uso comum.
Na declaração de Impacte Ambiental (DIA) do EIA do Estudo Prévio do empreendimento turístico, anexado nos documentos da consulta pública, pode ler-se que no parecer da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) foi atribuída uma decisão “favorável condicionada” ao projeto. Na mesma decisão a APA requer a apresentação de um “estudo de avaliação de eventuais alternativas de localização do Açude da Ribeira da Lampreia” e reforça o “cumprimento integral das condicionantes, elementos e estudos a apresentar, medidas de compensação e minimização, programas de monitorização e planos”.
{gallery}mertola_resort4estrelas{/gallery}