Vai nascer um novo clube desportivo na região do Alentejo. Os Vikings são uma entidade inclusiva que nasce com a missão de criar mais e melhores oportunidades para as crianças e jovens da região e para todos aqueles que se queiram juntar a nós, implementando um novo modelo de desenvolvimento desportivo e humano numa das regiões do país mais carenciadas quer do ponto de vista social, quer do ponto de vista desportivo.
Dedicado especialmente à modalidade da natação e águas abertas, queremos criar condições para que os nossos nadadores possam desenvolver o seu potencial em igualdade de circunstâncias com todos os outros, e combater o abandono precoce, permitindo aos estudantes universitários que queiram estudar em Lisboa a continuidade da sua prática desportiva.
O Vikings Sports Club Alentejo é uma iniciativa do Vikings Sports Club em parceria com alguns agentes desportivos locais, nomeadamente o treinador e atleta Pedro Prazeres e o nadador olímpico Pedro Pinotes e conta com o apoio da Câmara Municipal de Borba.
“O Vikings Sports Club Alentejo é o projeto que, como atleta alentejano, gostaria que tivesse existido há 20 anos atrás. Esperemos que nos permita oferecer aos jovens nadadores do Alentejo oportunidades até agora inexistentes, contribuindo para o desenvolvimento da natação e desporto da região em conjunto com as autarquias e coletividades locais.”
(Declaração de Pedro Prazeres)
“O Vikings Sports Club Alentejo não pretende ser apenas mais um clube de desportos aquáticos, mas sim um primeiro passo para a inclusão territorial, permitindo aos atletas uma perspetiva contínua de carreira desportiva. Ao longo do meu trajeto passei por etapas que espero que outros atletas possam experienciar: a iniciação e formação no seu local de origem, um
desenvolvimento e performance desportiva integrados na sua formação académica e, por último, a continuidade da prática desportiva no local para onde a sua vida familiar e profissional os levem.
Vencida a etapa de criação do clube, é tempo de retribuir desde já a confiança que os nossos parceiros depositaram em nós e trabalhar para que a médio/longo prazo outras entidades possam ver neste projeto uma aposta sólida para o desenvolvimento desportivo da sua região.”