Decorreu nos meses de novembro e dezembro de 2019, a segunda campanha de capturas de linces ibéricos no Vale do Guadiana, a cargo da Direção Regional de Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo.
A campanha teve uma duração de 15 dias, estando envolvidos nos trabalhos biólogos, vigilantes da natureza e veterinários, permitiu verificar o estado de saúde dos animais, proceder à sua vacinação e colocação ou substituição de colares emissores, que permitem continuar a monitorizar os animais em campo aberto.
Realizaram-se 14 capturas, a sua maioria de animais com idade inferior a 1 ano. De entre os linces mais antigos, destaca-se a captura do macho Mel, com 4 anos de idade, que nasceu em cativeiro e foi libertado em 2016.
Esta prática de capturas ira ter continuidade e espera-se que cada vez seja mais exigente, devido ao aumento da população de linces.
Lembramos que a introdução de linces no Vale do Guadiana teve início em dezembro de 2014, aquando da libertação de um macho. Atualmente a população ultrapassa já os 100 animais.