No âmbito da inauguração da FIAPE 2023, que decorreu no passado dia 27 de abril, uma das figuras que marcou presença na inauguração do certame foi o Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo.
A Rádio Campanário esteve presente, e após falar com o presidente da autarquia borbense, aproveitando o momento, foram também colocadas questões relativas à Festa da Vinha e do Vinho, que se realiza anualmente em Borba, no mês de novembro.
Questionado sobre novidades para o certame que tem como tema a vinha e o vinho, António Anselmo começou por referir que “em termos normais, aquando terminou a Festa da Vinha e do Vinho em 2022, começámos logo a pensar em 2023, temos praticamente tudo preparado e, o importante é que, cada vez mais produtores de vinho vão ter a dignidade que nós queremos que tenham, sempre valorizando Borba, valorizando o Alentejo, os produtores de vinho, as pessoas que sabem aproveitar a boa gastronomia que Borba tem e que todo o Alentejo tem, tendo sempre isto em perspetiva. Cada terra é uma terra mas, todas as terras juntas são uma região e nós queremos isso mesmo, o desenvolvimento da região”.
Quanto ao formato do certame, o presidente do Município de Borba referiu que “vais ser igual. Vamos corrigir algumas coisas que nós entendemos que não foram bem feitas, mas de qualquer forma mantemos o mesmo formato, com entradas gratuitas quer nas exposições, quer nos espetáculos para mantermos o mesmo princípio, corrigindo algumas coisas”.
O presidente da Câmara Municipal de Borba foi ainda questionado quanto às correções a fazer e quanto aos artistas já confirmados, mas não quis adiantar nada, dizendo apenas que “na altura será divulgado”.