Depois de um ano de interregno, o Município de Vendas Novas recebeu hoje a “A Passagem da Princesa”, recriação simbólica da passagem de D. João V e da Comitiva Real por Vendas Novas.
A iniciativa faz alusão ao episódio que historicamente ficou conhecido como “A Troca de Princesas”, o qual deu origem, em 1729, por ordem de D. João V, à construção do Palácio das Passagens, em Vendas Novas. O edifício serviu para albergar a família Real na viagem para Badajoz, e depois na volta para Lisboa, aquando da célebre troca das princesas no Caia.
Historicamente, diz respeito ao acordo firmado entre os dois reis peninsulares, no qual D. Maria Bárbara (filha de D. João V) iria para Espanha para casar com D. Fernando, e D. Mariana Vitória (filha de Filipe V de Espanha), viria para Portugal para ser esposa do futuro rei D. José I.
Numa charrete puxada por cavalos, a comitiva composta pelo Rei D. João V, os seus filhos – a princesa D.ª Maria Bárbara e o príncipe D. José, e pela rainha Maria Ana de Áustria, passou por alguns bairros de Vendas Novas até chegar, pelas 11h00, ao Palácio das Passagens (atual Regimento de Artilharia n.º5). Aqui a família real subiu à varanda para se dirigir à população e apregoar as “Vendas Novas”, ou seja, os acontecimentos que irão surgir durante este ano na cidade.
A chegada foi também acompanhada por música erudita, jogos da época e por um Mercadinho Real. Mediante marcação será também possível visitar o Palácio das Passagens.
Veja o vídeo disponibilizado pela CM de Vendas Novas: