Chega em outubro a campanha “Quero Árvores”, do Projeto Além Risco, destinada a entregar árvores à população para que esta as possa plantar nos seus jardins e terrenos.
Avança Fernando Moital da Science Retreats (entidade está a desenvolver o projeto além risco) que há cerca de 20 mil árvores para entregar à população, será uma média de uma árvore para 5 pessoas, e a população deve estar atenta ao lançamento da Campanha, preencher o formulário e receber depois as árvores.
Por agora, a equipa tem andado a colocar o projeto no terreno, têm já cerca de 100 influencers que espontaneamente se associaram ao projeto, embora, nesta altura o foco não tem sido a população.
O trabalho com os Municípios tem sido lento, ainda há poucos protocolos concretizados uma vez que estamos em processo de eleições autárquicas e também houve o período de férias, diz Fernando Moital.
Fernando Moital da Science Retreats (entidade está a desenvolver o Projeto Além Risco).
O projeto Além Risco visa reforçar a capacidade de adaptação das populações locais do Alentejo a estes efeitos.
Este projeto, financiado pelo EEA Grants e apoiado pela Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e a Fundação Calouste Gulbenkian, pretende envolver os cidadãos na plantação de cinquenta mil de árvores nos aglomerados urbanos do distrito de Évora, reduzindo o efeito de “ilha de calor” por eles criados.
O Jardim Municipal de Redondo acolheu esta tarde a apresentação pública do Projecto Além Risco, na vila de Redondo.
Para Redondo, até janeiro de 2023, está prevista a plantação de 3000 árvores, das quais cerca de 1300 serão cedidas a cidadãos e entidades a distribuir através da campanha “Quero Árvores”, cujo início está previsto para este outono em datas ainda a anunciar.