A depressão Lola, uma tempestade atlântica de grandes dimensões, está a caminho dos Açores. Deixará rajadas máximas de 130 km/h, e um temporal de chuva, vento e forte agitação marítima.
Chegará a Portugal continental? Saiba mais aqui!
A tempestade Lola ‘rebentará’ a partir de sexta-feira no continente
Na sexta-feira a referida depressão Lola permanecerá estacionária na costa portuguesa. Uma frente associada a esta tempestade no período matinal irá deslocando-se desde o Minho e Douro Litoral para este, e ao mesmo tempo deixando chuva em menores quantidades também em pontos do Centro, da Região de Lisboa e Setúbal e litoral alentejano.
Para sábado e domingo, prevê-se que a tempestade invada o país de lés a lés, deixando aguaceiros e trovoadas, intercalados com períodos de chuva, mais prováveis a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela.
Entretanto, à tarde, a chuva será generalizada em todo o país, caindo com maior abundância a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela. As temperaturas diurnas vão subir em grande parte do país, sendo de forma acentuada na região Norte, onde em capitais de distrito como Porto e Aveiro se registarão 21 ºC e 22 ºC de máxima, respetivamente. Em Lisboa poderão ser alcançados os 20 ºC.
No sábado e no domingo é muito provável que a tempestade atinja em cheio todo o país, e inclusive a Madeira, onde deixará pequenos aguaceiros. No continente, há risco de aguaceiros e trovoadas, intercalados com períodos de chuva fraca a moderada. A chuva será menos abundante nos Açores, embora prováveis nos Grupos Central e Oriental.
In https://www.tempo.pt