As últimas semanas trouxeram ar muito frio, geralmente de origem polar obrigando-nos a puxar de agasalhos mais fortes, gorros, luvas e tudo o que temos para nos sentirmos mais quentes.
Se pensava que este cenário estava a mudar, desengane-se! Os próximos dias podem trazer um agravamento das condições metereológicas, sobretudo no que diz rspeito ao frio e ao vento.
Prevêm-se interlúdios, que fazem eclodir as tempestades. Ainda assim, em Portugal, apenas sentimos o frio .
No entanto, até domingo , e de acordo com o site Tempo.pt, vão surgir mais interlúdios, certamente com menor impacto, no entanto aquele que exige atenção é o terceiro, e que se vai fazer sentir com maior intensidade no feriado de 8 de dezembro.
De acordo com as previsões, poderá mesmo aparecer sob a forma de uma ciclogénese explosiva.
No sábado, com a chegada de um sistema frontal muito ativo, chega alguma precipitação, por vezes moderada, e algo persistente .
Domingo, dia 5 de dezembro, chega mais ar polar! A provável entrada de uma massa de ar polar e húmida vai fazer baixar as temperaturas em todo o país, com o vento a soprar forte e a acentuar a sensação térmica de um tempo verdadeiramente gélido.
Apesar destas previsões, as condições metereológicas voltam a agravar-se entre segunda e quarta-feira, nomeadamente dia 8 de dezembro, dia da imaculada conceição.
Vários modelos de previsão estimam que outra tempestade de grande impacto, e com grande velocidade da sua formação, chegue. Na manhã de segunda-feira, prevê-se que o tempo piore com a passagem de um ciclone, que possui uma génese explosiva , com uma possível descida de pressão superior a 20 hPa em 24 horas nas latitudes médias.
Se este cenário se confirmar, é na terça-feira (7) e no feriado de dia 8 que a instabilidade assumirá contornos expressivos.
Certo é que, concretizem-se, ou não, as previsões teremos que reforçar o vestuário com agasalhos devido ao frio e ao vento.
Fonte: Tempo.pt