A Câmra Municipal de Vendas Novas deixou o alerta ao Governo para a falta de espaço nos estabelecimentos de ensino do concelho para acolher os novos alunos que virão do novo centro de refugiados.
O alerta foi feito através de uma carta dirigida aos Ministros da Administração Interna, José Luís Carneiro, da Educação, João Costa, e Adjunta e dos Assuntos Parlamentares, Ana Catarina Mendes, carta essa à qual a Lusa teve acesso.
No documento, citado pela Agência Lusa, pode ler-se que “Dado que o parque escolar sofre um limite na sua capacidade de acolher novos alunos, estamos em crer que não estão reunidas as condições físicas para acolher nas escolas de Vendas Novas o aumento de novos alunos resultante da instalação do centro de refugiados”.
Na carta enviada pelo Município ao Governo, é lembrado que está prevista a instalação de um centro de acolhimento de refugiados em Vendas Novas, da qual as obras ainda se encontram a decorrer e que se prevê a chegada das primeiras famílias no próximo ano.
Citado pela Lusa, o Município de Vendas Novas Salienta que “estima-se que, das 20 famílias que o centro possa acolher, corresponda a um aumento de alunos entre os 40 e 60” e que “os constrangimentos no parque escolar” já foram “sinalizados, por diversas vezes, ao Ministério da Educação”.
A autarquia refere ainda que o concelho regista “um forte aumento da comunidade imigrante, nomeadamente com origem em países do subcontinente indiano”, o que “exige esforços adicionais do agrupamento de escolas”.
Leia a notícia completa em: Lusa