12.6 C
Vila Viçosa
Sexta-feira, Novembro 22, 2024

Ouvir Rádio

Data:

Partilhar

Recomendamos

Vendas Novas exige reforço dos serviços públicos devido ao aumento de imigrantes

Segundo a Agência Lusa, 

A Câmara de Vendas Novas, no distrito de Évora, voltou hoje a exigir o reforço dos serviços públicos no concelho, devido ao aumento de imigrantes, lamentando a falta de apoio das instituições do Estado perante o fenómeno.

“Ao nível das instituições públicas, infelizmente, quase ninguém quer saber de nós, nem perguntam se estamos a lidar bem com a situação ou não”, lamentou o vice-presidente do município, Valentino Salgado Cunha (PS), em declarações à agência Lusa.

O autarca falava a propósito de uma reunião com o Alto Comissariado para as Migrações, realizada esta semana, na qual participaram responsáveis das juntas de freguesia de Pegões (Montijo) e de Vendas Novas e do agrupamento de escolas.

A autarquia já tinha pedido ao Governo o reforço dos serviços públicos aquando de uma reunião com a secretária de Estado da Igualdade e Migrações, Isabel Almeida Rodrigues, que decorreu em novembro passado.

Este concelho alentejano, referiu, tem registado “um aumento muito significativo da população imigrante”, com origem, sobretudo, em países como a Índia, Bangladesh, Nepal e Paquistão, entre outros.

“Os cidadãos estrangeiros são muito importantes para a nossa atividade económica, tendo em conta que temos um desemprego muito baixo, mas queremos recebê-los com condições”, sublinhou Valentino Salgado Cunha.

O responsável, que tem a seu cargo o pelouro do Desenvolvimento Social e Inclusão, realçou que a chegada destas famílias está a provocar pressão nos serviços do concelho e deu como exemplo o caso das escolas.

“Desde setembro, já tivemos mais 50 alunos estrangeiros, que não falam português, com tudo o que isso exige ao nível de contratação de pessoal docente e não docente”, salientou.

 

Leia a notícia completa em: Lusa

Populares