O Município de Vendas Novas procedeu ao envenenamento/remoção de mais dois ninhos de Vespa velutina (vespa asiática) na cidade, contando com o apoio de técnicos do Município de Montemor-o-Novo.
Tratavam-se de ninhos primários, estrutura em celulose recolhida em plantas depois de amassada com água, esférico, feito pela vespa fundadora que neste caso também foi capturada. Estes ninhos são construídos em locais protegidos, normalmente após as vespas saírem da hibernação, de abril a junho, e têm dimensões próximas de uma bola de golfe, com uma pequena entrada pelo fundo, onde a vespa fundadora deposita os primeiros ovos donde nascerão de vinte a trinta vespas.
Os efeitos negativos da Vespa velutina (vespa asiática) no ambiente e na biodiversidade são devido à forte predação de abelhas e de outros insetos polinizadores, no período de julho a novembro, reduzindo as populações destes insetos necessários para a polinização, e consequente manutenção do equilíbrio dos ecossistemas.
De acordo com o que já foi informado, o Município de Vendas Novas tem vindo a desenvolver algumas medidas de combate à vespa asiática que inclui a inativação e eliminação de ninhos e a colocação de armadilhas de captura, de modo a combater a proliferação da espécie. As armadilhas são feitas com uma solução líquida atrativa para a vespa asiática, sem qualquer risco para o ser humano, e tendo em conta o objetivo solicitamos à população que as mesmas não sejam retiradas do sítio em que foram colocadas.
Se avistar ninhos desta espécie informe os serviços municipais, através dos seguintes contactos: 265 807 717 | 265 807 700 | smpc@cm-vendasnovas.pt ou https://stopvespa.icnf.pt/.
Informação e foto – CM Vendas Novas