O Município de Vendas Novas, lançou na passada semana um concurso para a empreitada de reparação e manutenção de edifícios e dos arranjos exteriores das escolas – EB Vendas Novas, n.º 2.
Um concurso que tem como valor do preço base 140.500€, numa obra que é cofinanciada por fundos europeus, nomeadamente a 80% pelo Alentejo 2020.
Segundo o projeto de arquitetura, esta obra “compreende a definição de soluções de intervenção de princípio, tendo em vista a reparação/ substituição de elementos em mau estado de conservação e a melhoria do desempenho térmico e acústico e do conforto interior do edifício, enquadrados na estimativa orçamental disponibilizada pelo Município para o efeito.”
Ainda segundo o mesmo documento, “serão também implementadas algumas medidas tendo como objetivo a convergência para a legislação em vigor, ao nível da Segurança Contra Incêndios e melhoria da Acessibilidade das Pessoas com mobilidade condicionada, assim como medidas complementares”.
No que diz respeito à envolvente exterior da escola será executada a demolição da cobertura existente e respetivo reforço estrutural, através da proposta de medidas corretivas resultantes da inspeção e diagnostico realizados pela equipa de Engenharia, sendo que será ainda reformulado o sistema de águas pluviais do edificado e pátios exteriores.
No projeto prevê-se ainda a reabilitação dos paramentos exteriores, através da sua pintura e uniformização dos vãos existentes. Para tal, propõe-se a demolição de padieiras existentes em alvenaria de tijolo e a remoção de caixilharias em alumínio e sua substituição por vãos em madeira, com uma única tipologia de desenho. As portas de acesso ao exterior serão dotadas de barras anti pânico. Será ainda prevista a pintura para marcação do campo de jogos no pátio da escola, mas as modalidades de basquetebol e futebol.
Para além destas obras, estão ainda previstas outras complementares.