É objetivo do Município de Vendas Novas promover a mobilidade suave, o que passa pela diminuição da utilização do carro, pelo aumento da utilização da bicicleta e de deslocações a pé, ou ainda através do recurso ao transporte público.
Neste sentido, lançou em julho de 2017 o “Mais Perto”, uma rede de transporte rodoviário que veio colmatar alguns problemas de mobilidade existentes no Concelho. E desde então, a autarquia não tem medido esforços para melhorar o serviço e adequá-lo cada vez mais às necessidades da população, tendo adaptado a rede e horários em novembro de 2022.
Tendo por base esta premissa, a autarquia introduz duas novidades a partir do dia 1 de abril: passe gratuito para menores de 18 anos e passe a 5 euros para quem já é titular de outras assinaturas de transportes públicos.
A gratuitidade do passe mensal do “Mais Perto” destina-se a todas as crianças e jovens residentes no Concelho de Vendas Novas que tenham menos de 18 anos. Apesar de as viagens serem gratuitas a aquisição inicial do cartão do passe tem o valor único de 5 euros e deve ser sempre mostrado ao motorista a cada viagem.
Lança também o “Passe Complemento”, destinado a detentores de título de assinatura de transporte público rodoviário ou ferroviário de passageiros (ex: Flexipasse), que terá o custo de 5 euros mensais. Pretende-se atrair os munícipes para o uso opções de mobilidade suave desde que saem de casa até ao regresso.
Com estas opções de passe, o “Mais Perto” assume-se como a alternativa de mobilidade para deslocações mais viável dentro da área abrangida pela rede. O objetivo futuro passa cada vez mais pelo reforço do transporte público e só garantindo a atratividade do mesmo poderemos dar os passos seguintes, rumo a um Concelho cada vez mais sustentável.