Já foram assinados os protocolos com o associativismo local que permitem ao Município de Vendas Novas disponibilizar cerca de 184 mil euros para ajudar 36 associações do Concelho a cumprir o seu plano de atividades e, essencialmente, apoiar a sua recuperação, para que possam voltar a prosperar, a contribuir para o desenvolvimento social e a trazer a cultura e o desporto para a vida dos Vendasnovense.
Este valor resulta da apreciação das candidaturas efetuadas no âmbito do Regulamento em vigor, na vertente de apoio à atividade regular, destinado a entidades associativas locais de cariz social, cultural e desportivo, e está dividido da seguinte forma: 9 mil euros são para ser usados em serviços de reprografia, 50 mil euros em transportes municipais e 125 mil euros é o total do apoio financeiro.
Para além desta comparticipação, as associações têm direito a usar gratuitamente os equipamentos municipais para a realização de iniciativas, desde que haja disponibilidade e sejam cumpridas as normas em vigor para a realização de eventos, no que respeita ao combate da COVID-19.
O Município já iniciou o pagamento da verba monetária para que as associações e coletividades possam, o mais rápido possível, realizar as atividades que ficaram suspensas ou canceladas devido à pandemia e voltar a contribuir para a formação desportiva, cultural e social, que a população tanto anseia.
O associativismo local pode sempre contar com o Município como parceiro que acompanha o seu crescimento e inovação e que os reconhece com um pilar de desenvolvimento do Concelho, prova disso são estes protocolos, que desde 2017, englobam cerca de 1 milhão de euros de investimento municipal.
Infelizmente, e por motivos óbvios do atual clima pandémico que vivemos, não nos foi possível realizar a tradicional sessão de assinatura de protocolo que habitualmente fazemos para agradecer e reconhecer o trabalho exemplar das nossas associações. Deixamos no entanto esta memória do ano de 2019 com os votos de que o mais rapidamente possível possamos voltar a estar todos juntos.
Fonte: Cm Vendas Novas
Foto de arquivo: CM Vendas Novas