A Comissão Técnica Independente responsável pelo processo das opções estratégicas para o novo aeroporto de Lisboa entrega esta segunda-feira ao Governo o relatório final.
O conteúdo do mesmo só vai ser conhecido a 22 de marco, altura em que se prev~e que tenha o parecer do comité de Acompanhamento, adianta o ECO.
Vendas Novas ou Alcochete, estas são as duas opções consideradas mais viáveis no relatório preliminar dado a conhecer no início de dezembro.
À data foram apresentadas duas alternativas: a construção de um aeroporto no Campo de Tiro de Alcochete e a manutenção do Humberto Delgado (AHD), tratando-se assim de uma solução dual; ou a possibilidade de uma combinação entre Vendas Novas e o Humberto Delgado.
Recorde-se que neste relatório preliminar, Montijo e Santarém, inicialmente também apontados na corrida, foram considerados inviáveis.
Após ser conhecido o relatório preliminar, o mesmo foi colocado em consulta pública , tendo sido recebidos mais de 1.700 contributos, segundo adiantou a Comissão Técnica Independente.
Recorde-se que Vendas Novas foi considerada a opção “mais favorável” por diversas Organizações Ambientalistas , especialmente pela sua “excepcional dimensão florestal e dos recursos hídricos superficiais” assim como pelas condições de segurança e navegabilidade aérea.