O Antigo Convento de São Paulo, situado no centro de Vila Viçosa, onde funcionou a antiga fábrica Sofal, vai dar lugar a um Hotel de cinco estrelas, num investimento de cerca de 20 milhões de euros.
O anúncio foi feito recentemente pelo Presidente do Município de Vila Viçosa, depois de aprovação em Assembleia Municipal de Vila Viçosa, realizada no passado dia 26 de Junho.
Construído no século XVI, o edifício, classificado como monumento de interesse municipal, que já sofreu várias alterações arquitetónicas e teve diversos usos, como unidade fabril da Sofal, dedicada à refinação de azeites e moagem de farinha, está desde o final do século XX devoluto e em avançado estado de degradação, tendo a sua propriedade pertencido em tempos a Joe Berardo, empresário e conhecido coleccionador de arte português.
Esta manhã, à margem da apresentação à comunicação social do Museu Berardo em Estremoz , Joe Berardo disse à Rádio Campanário “não ter conhecimento de que estava aprovado um projeto de construção de um hotel de cinco estrelas para este edifício”.
O Empresário português, que em tempos pensou em desenvolver um projeto da mesma natureza neste local, e apesar de ” não saber nada disto ” conforme adiantou, considera que “é óptimo que aconteça e que é bom ter Presidentes de Câmara que andam para a frente”.
Adiantou ainda que o edifício em questão “tem uma enorme riqueza interior em mármore” e que não chegou a desenvolver o seu projeto portque entretanto o edifício foi vendido, por si, ao banco.”
Questionado se lamenta não ter desenvolvido o seu próprio projeto, termina dizendo “que tem muitos projetos, estando prevista a abertura de mais dois museus.”