O Centro Histórico da cidade de Borba tem, até dia 6 de Janeiro de 2014, novos habitantes, um dos maiores Presépios de Portugal em tamanho real, que conta com mais de 50 figuras, em cerca de três dezenas de representações diferentes. Os diferentes quadros que compõem o Presépio da cidade de Borba são alusivos ao nascimento do Menino Jesus, a profissões tradicionais e a atividades do dia-a-dia. Este presépio pode ser apreciado nas artérias do centro histórico da cidade de Borba, tornando-se num atrativo e um convite a visitar o concelho, fomentando o comércio local. As figuras são da autoria do artista Carlos Bacalhau e desenvolvidas na autarquia, recorrendo a materiais recicláveis.
A Rádio Campanário acompanhou “os novos habitantes da cidade”, e Presidente da Câmara Municipal de Borba, António Anselmo, disse-nos que este é “um Presépio que cada vez tem mais peças, que é uma atração para que as pessoas possam visitar a cidade, movimentar o comércio e alegrar as famílias nesta época especial, que é o Natal”.
António Anselmo, disse ainda que o Natal em Borba é um espirito que estará na cidade até ao dia 6 de janeiro, algo direcionado às famílias, perceber que “com pouco se pode fazer muito”
{play}http://radiocampanario.com/sons/borba_presepio%20de%20rua_anselmo_12dez.MP3{/play}
O Natal é a época da fraternidade, o momento de valorizar a alegria da partilha do presente e da esperança num futuro melhor, entre todas as atividades que vão acontecer, é de salientar que existe um espaço onde poderá entregar a sua dádiva para as famílias carenciadas do concelho, nomeadamente, brinquedos, vestuário e alimentos não perecíveis.