A vila de Mourão recebeu entre os dias 24 de janeiro e 3 de fevereiro, as Festas em Honra de Nossa Senhora das Candeias.
Sábado, dia 2 de fevereiro, no feriado municipal, decorreu a grandiosa e imponente procissão com a imagem da Santa Padroeira, onde a Campanário esteve presente.
D. Francisco Senra Coelho, Arcebispo da Arquidiocese de Évora, em declarações a esta estação emissora, afirma que no decorrer do ato religioso se notou “que é um momento de alegria, onde as famílias de juntam, e em que sentem o orgulho da sua terra”.
“É impressionante ver nossa senhora no meio de uma multidão tão grande”, declara o Arcebispo, afirmando que perante tal cenário sentiu a frase proferida pelo Papa Francisco na sua visita a Fátima – “Temos Mãe, temos Mãe”.
“Meteu muita impressão a alegria, a vontade que os jovens e os homens tinham de levar o andor”
D.Francisco Senra Coelho
D. Senra Coelho diz que é sua “intenção acompanhar este ano todas as grandes peregrinações e consagrar a arquidiocese de Évora a Nossa Senhora”, e “pedir a Nossa Senhora por este povo alentejano e ribatejano” que muitas vezes se vê forçado a deixar a sua terra “por não descobrirem lugar à mesa da sociedade em que vivemos”.
É seu desejo que Nossa Senhora “nos ajude a manter uma sociedade de paz, uma sociedade que caminha assim junta como” os peregrinos que acompanharam a procissão. “Que seja a imagem da nossa vida todos os dias, que não deixemos ninguém para trás e que não deixemos ninguém sozinho”.
O Arcebispo diz-se em Mourão “com emoção” e “com um coração de filho de Nossa Senhora e de irmão” dos homens e mulheres a quem o Senhor o “enviou como bispo”.
Em declarações à RC, Maria Clara Safara, presidente da Câmara Municipal de Mourão, afirma que o feriado municipal em que tem lugar a procissão “é um dia especial para aqueles que moram cá, para os nossos emigrantes que fazem sempre questão de estar presentes na sua festa”.
Tendo coincidido no presente ano com um sábado, permitiu que tenham sido “ainda mais os que quiserem estar junto da sua Mãe”.
“Todos os devotos de Nossa Senhora das Candeias fazem questão de estar presentes”
Maria Clara Safara
A autarca destaca ainda com grande “alegria” a presença de dois arcebispos nas cerimónias, o Arcebispo Emérito a presidir a eucaristia, e o Arcebispo de Évora na procissão.
Maria Clara Safara concluiu que a Câmara Municipal sempre colaborará “para que esta festa seja dignificada como tem sido até hoje”.
{gallery}mourao_procissao_sra_das_candeias19{/gallery}