O concelho de Alandroal volta a estar em festa a partir com o tão aguardado regresso das Festas em honra de Nossa Senhora da Boa Nova, na Freguesia de Terena, que decorrem até dia 25 de abril, que coincide com o feriado municipal do concelho.
A Rádio Campanário esteve hoje presente na Eucaristia Solene, no Santuário da Boa Nova, presidida pelo Arcebispo de Évora, Dom Francisco Senra Coelho, e também na Procissão que leva a imagem de Nossa Senhora da Boa Nova até à Igreja Matriz.
Nestas celebrações religiosas esteve presente o presidente da Câmara Municipal de Alandroal, João Grilo, que começou por referir à Rádio Campanário que é um dia feliz. “São duas circunstâncias especiais para nós. A primeira é a possibilidade de regressarmos às celebrações após dois anos, depois de termos atravessado esta pandemia que nos afetou a todos.”
Sobre a afluências de fiéis o presidente destacou “estou a ver a mobilização das pessoas e é uma emoção muito grande, vermos que conseguimos retomar”, sublinhando que “eventualmente todos ainda com mais energias e com mais devoção e mais dedicação ainda”.
Como segunda circunstância João Grilo apontou o facto de “podermos ter a casa da Nossa Senhora, o Santuário da Boa Nova, reabilitado na totalidade do seu exterior e da cobertura, uma obra que já era necessária há muito tempo e que conseguimos agora concretizar.”
Sobre a requalificação do Santuário, João Grilo referiu que o processo ainda está a meio, “ainda queremos intervir na recuperação do interior e da envolvente,” avançando que “estamos a desenvolver os projetos para isso e esperamos que o próximo quadro nos permita financiar essas obras”.
Esta primeira fase da requalificação era “um passo fundamental, que é esta obra que evita a degradação do Santuário e, com certeza, havemos de conseguir também concluir todo este processo e colocá-lo ao serviço desta população que bem o merece.”
O presidente destacou ainda o trabalho de todos os envolvidos nesta obra. “Tenho que realçar o papel da Confraria de Nossa Senhora da Boa Nova, o papel da Junta de Freguesia e o papel de todas as entidades.”
Em conclusão João Grilo referiu que “no fundo é um trabalho conjunto que temos vindo a fazer no concelho, para que a as festividades à volta de Nossa Senhora da Boa Nova sejam também um momento de projeção cultural e económica do concelho.” Isso permite “mostrar a realidade única deste Santuário, toda a atratividade que tem à volta e colocar Terena no centro do desenvolvimento do concelho, que para nós é um objetivo de médio longo prazo que tem vindo a concretizar-se.”