O chamado verão de São Martinho foi mesmo “sol de pouca dura” …
Após um curto período sem chuva, de acordo com a informação avançada pelo IPMA, a próxima semana traz novamente quantidades elevadas de precipitação a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela .
Os valores previstos da quantidade precipitação no Minho, Douro Litoral e na região montanhosa do Caramulo e Montemuro, poderão atingir valores da ordem de 90 mm. Estes valores contrastam com o Sul do território, onde a precipitação semanal será da ordem de 10 a 20mm, valor próximo do normal nesta região. A chuva será acompanhada de vento do quadrante sul, soprando por vezes forte e, ocasionalmente, com rajadas da ordem de 90 km /h, nas terras altas e no litoral das regiões Norte e Centro.
Estas condições meteorológicas são devidas ao estabelecimento de uma corrente forte de oeste no Atlântico à latitude, aproximada, do norte de Portugal Continental e à passagem de ondulações frontais de atividade forte ou moderada pelo território. Os dias mais prováveis para a passagem destas ondulações frontais serão os dias 15 e 17, com consequente agravamento do estado do tempo.A temperatura do ar continua acima do normal, apresentando algumas flutuações, mas prevendo-se, ainda, valores da temperatura máxima da ordem de 20 °C na região Sul. A temperatura mínima terá valores da ordem de 5 °C ou inferior nas terras mais altas .
Fonte: IPMA