Vila Viçosa irá receber de 19 a 28 julho a primeira edição do evento ALSTONES. Foi neste sentido que a Rádio Campanário procurou saber junto do vereador da Câmara Municipal de Vila Viçosa, António Jardim em que irá consistir o evento, bem como algumas das atividades que irão decorrer.
António Jardim começa por referir aos nossos microfones que “O ALSTONES é uma iniciativa conjunta das camaras de Sousel, Estremoz, Borba, Vila Viçosa, Redondo, Alandroal e Reguengos de Monsaraz”.
Segundo o vereador a iniciativa partiu da “Câmara de Vila Viçosa que encabeçou este movimento, tendo contactado todas estas câmaras (atuais parceiras) e todas elas concordaram em dar origem a este projeto”.
No que respeita a objetivos, António Jardim aponta a “promoção e internacionalização do património e da indústria da pedra natural, privilegiar a sua ligação a arquitetura e ao design, valorizar a vertente dos vários tipos e dos múltiplos contextos da aplicação da pedra ornamental”. O evento “pretende promover o património cultural e a arquitetura militar, religiosa e urbana do Alentejo, fomentar a pedra do Alentejo junto dos mercados interno e externo com vista ao aumento das suas múltiplas utilizações, dinamizar uma reflexão atualizada sobre a utilização da pedra natural no património, na arquitetura e na arte numa lógica de inovação e empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, privilegiar a organização de eventos que promovam o projeto ALSTONES”.
O evento em si contará com diversas iniciativas, como por exemplo “o 4º simpósio de escultura” que terá lugar no lardo da Igreja de S. João em Vila Viçosa, “com um carater internacional”, segundo avança António Jardim. Para o vereador o “o 8º congresso da pedra natural do Alentejo, que terá lugar no dia 25 de julho no hotel Marmòris” é outro dos pontos de interesse do ALSTONES.
“Um dos principais objetivos é promovermos o nosso património”
António Jardim
O vereador explica aos microfones do Campanário que “no dia 25 abrem as exposições no largo D. João IV e no largo Gago Coutinho, onde para além dos nossos parceiros iremos ter expositores do mercado árabe, italiano, brasileiro, etc, vamos ter também os nossos parceiros industriais”. António Jardim acrescenta que contam com “13 industriais da nossa zona que irão expor os seus produtos”.
Para além do caráter mais ligado ao setor dos mármores o evento conta com uma forte componente cultural, que “irá decorrer na mata municipal de Vila Viçosa” onde irão atuar “vários grupos do nosso Alentejo”.
António Jardim refere a presença dos seguintes grupos culturais / musicais:
- Grupo de Teatro Amadores de Vila Viçosa
- Banda Filarmónica de Vila Viçosa
- Marchas de Bencatel
- Fanfarra dos Bombeiros
- Orquestra Ligeira do Exército
- Banda Filarmónica de Alandroal
- Rancho Folclórico Cravos e Rosas da Orada
- Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba
- Grupo de Dança FlashDance de Rio de Moinhos
- Grupo de Dança da Orada
- Rancho Folclórico Azeitoneiras de S. Bento
- Banda Filarmónica União Montoitense
- Cantadeiras de Redondo
- Rancho Folclórico dos Foros da Fonte Seca
- Trovadores de Redondo
- Banda Filarmónica Reguenguense
- Grupo Coral da Casa do Povo de Reguengos
- Grupo de Cantares de Sousel
- Tuna Sénior de Sousel
- Banda Filarmónica de Sousel
- Rancho Folclórico de Casa Branca
- Rancho Folclórico de Santo Amaro
- Grupo de Dança ACD de Sousel
- Associação Vozes do Fado
O vereador refere ainda que “a iniciativa cultural irá ter inicio no dia 19 de julho e termina no dia 28”, acrescentando que “iremos também ter algumas tasquinhas com produtos da região”.
Alguma da oferta cultural dos concelhos parceiros também estará presente, segundo informa António Jardim “iremos ter exposições de bonecos de Estremoz, uma das ruas floridas de Redondo, os cristos de Sousel, e exposição de mármores”.
António Jardim considera que “iremos ter muita festa e muita vontade de trazer desenvolvimento económico para a nossa região”. Questionado pela RC sobre eventuais atividades a decorrerem nos concelhos parceiros, António Jardim refere que “em princípio iremos ter atividades e visitas guiadas ao património dos outros concelhos”.