O Grupo de Amigos de Castelo de Vide (GACV) vai comemorar as Jornadas Europeias da Arqueologia no concelho, no próximo sábado, dia 15 de junho, com uma “oficina de arqueologia” dedicada à “Pré-história em Póvoa e Meadas”, seguida de um “almoço paleolítico” e terminando com uma visita ao Forno Romano dos Mosteiros.
Será “um dia na pré-história (e não só)”, dinamizado por Nelson Almeida, doutorado em Pré-História pela Universidade de Évora, e Maria do Carmo Fernandes, mestre em Política Cultural Autárquica pela Universidade de Coimbra, ambos membros da Direção do GACV.
Os trabalhos terão início às 9 horas da manhã com um “Café da Manhã na aldeia” nas instalações da Associação Desportiva e Cultural de Póvoa e Meadas, seguido da “Oficina Pré-Histórica”. As atividades incluirão talhe lítico, preparação de projéteis e lançamento de zagaia, pirotecnologia, produção de recipientes cerâmicos e moagem manual de cereais.
Às 13 horas, terá lugar o “almoço paleolítico” nas instalações da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Graça de Póvoa e Meadas. Posteriormente, às 15:30 horas, realizar-se-á a visita ao Forno Romano dos Mosteiros, encerrando as atividades por volta das 17:30 horas.
As Jornadas Europeias da Arqueologia (JEA) decorrem de 14 a 16 de junho em 47 países, convidando o público a olhar para o passado e a explorar os vestígios materiais das sociedades desde a Pré-história. Coordenadas a nível europeu pelo Institut National de Recherches Archéologiques Préventives (INRAP) e, em Portugal, pelo Património Cultural, I.P., as JEA incentivam todas as entidades participantes a mobilizarem-se para dar a conhecer ao público os tesouros do património arqueológico e os bastidores da arqueologia.