Antes de ser tonado público, um comunicado da parte da agência de viagens Xtravel chegou à comissão de finalistas, a dizer que as 4 opções que no anterior comunicado tinham sido estabelecidas aos finalistas tinham ficado sem efeito e que a única opção possível era o adiamento da viagem para dezembro
A Radio Campanário contactou a presidente da comissão de finalistas, Marta Falcato, que para além das informações anteriormente referidas, revelou que o prazo que estava estabelecido até hoje para a entrega de respostas acerca das opções ficou sem efeito também já que desta forma só existe uma única opção.
A Comissão de Finalistas irá voltar a negociações com a Xtravel acerca do reembolso do dinheiro da viagem para alunos que não queiram ir no mês de dezembro à viagem de finalistas.
Entretanto um comunicado já foi tornado público por parte da Xtravel em que diz o seguinte:
“Como é do conhecimento geral estamos a viver uma situação inédita, de grande incerteza e total alteração de circunstâncias.
A informação mais recente leva-nos a tomar a única decisão possível:
Adiar a realização do Festival para o mês de Dezembro.
Em nome do interesse público e dos nossos valores éticos que desde o início sempre nos nortearam e em face dos mais recentes desenvolvimentos de casos de infeção dentro da faixa etária da maioria dos participantes, tomámos esta decisão, ainda que a vontade expressa da grande maioria dos participantes consista na manutenção do evento na data prevista.
Estamos a trabalhar conjuntamente com todas as entidades envolvidas no sentido de identificar soluções para esta situação.
Pedimos compreensão e solicitamos a colaboração de todos neste momento difícil.”
O comunciado encontra-se disponível no site da agência de viagens.