Um total de 17 monumentos megalíticos do concelho de Viana do Alentejo integram o processo de classificação do megalitismo alentejano como conjunto de interesse nacional.
De acordo com a nota d eimprensa enviada á nossa redação, desencadeado pela Direção Regional de Cultura do Alentejo, o processo totaliza 2049 monumentos dispersos por vários concelhos e visa a salvaguarda deste património face à destruição que tem sido alvo em resultado de práticas agrícolas associadas a explorações superintensivas.
No que diz respeito ao concelho de Viana do Alentejo, o megalitismo está presente nas três freguesias (dois monumentos em Aguiar, seis monumentos em Alcáçovas e nove monumentos em Viana do Alentejo), sendo o mais conhecido a Anta do Zambujeiro, em Aguiar, que se crê que seja um dos mais antigos símbolos construídos da presença do Homem no concelho. Com origens neolíticas, a Anta do Zambujeiro conserva ainda a câmara funerária, o corredor e, embora tombada, a laje da cobertura.
De salientar que o conjunto em classificação corresponde à área de maior concentração de monumentos megalíticos da Península Ibérica e uma das mais relevantes à escala europeia.