No próximo dia 5 de setembro, é apresentado na Sociedade União Alcaçovense, pelas 19h00, o livro “A Vida em Palco II”, de João Maria Ilhéu.
Coordenado por Nuno Grave e com prefácio de Cristina Ilhéu, o segundo volume do livro foi editado pelo Município de Viana do Alentejo e contou ainda com o apoio da Junta de Freguesia de Alcáçovas e da Caixa Agrícola do Guadiana Interior.
Ao longo de 162 páginas são reproduzidas duas peças de teatro – Andam Lobos na Aldeia, escrita em 1984, e o Destino de Ser Freira, escrita em 2005 – que narram histórias de factos sociais (realidade ou ficção) que refletem “muitas vezes os nossos desregrados comportamentos que evidenciam a substância de que somos feitos”, como refere o autor.
Grande impulsionador do teatro amador em Alcáçovas, João Maria Ilhéu estreou-se em 1971, como ator amador, na peça “A Promessa” de Bernardo Santareno, tendo a sua paixão por esta arte crescido ao longo dos anos, tendo sido, inclusive, encenador.
Recorde-se que, João Maria Ilhéu, bancário reformado, nasceu na vila de Alcáçovas a 19 de julho de 1934. Esteve, desde sempre, ligado à Caixa de Crédito Agrícola do Guadiana Interior, onde ainda hoje é Vice-Presidente do Conselho de Administração.
Em 2017 foi publicado o primeiro volume desta obra que contou, também, com o apoio do Município de Viana.