Avança ainda que o programa será divulgado em breve.
A Olaria é marca do terrítório de Viana do Alentejo, pelo concelho a fundação da escola de olaria Médico de Sousa veio alterar a estrutura geracional do ensino do ofício, disponibilizando o conhecimento e a aprendizagem a todos que o pretendessem.
Fundada a 28 de outubro de 1893, esta oficina/escola onde se ensinava praticamente todos os processos relativos aos ofícios do oleiro, forneiro de louça e pintor cerâmico, constituiu-se como uma das primeiras escolas industriais do país. Ligada à União Vinícola e Oleícola do Sul, primeira adega cooperativa do nosso país, foi dado pela população o nome de Escola Médico de Sousa, em sinal de gratidão e respeito pelo empreendimento de toda a família Sousa em prol da vila e do Concelho de Viana do Alentejo.
O pintor portuense Júlio Resende, o ceramista caldense Armando Correia, o natural de Vila da Feira, Aníbal Alcino e o vianense Francisco Lagarto são alguns dos nomes maiores associados ao ensino neste estabelecimento.s relativos aos ofícios do oleiro, forneiro de louça e pintor cerâmico, constituiu-se como uma das primeiras escolas industriais do país. Ligada à União Vinícola e Oleícola do Sul, primeira adega cooperativa do nosso país, foi dado pela população o nome de Escola Médico de Sousa, em sinal de gratidão e respeito pelo empreendimento de toda a família Sousa em prol da vila e do Concelho de Viana do Alentejo. O pintor portuense Júlio Resende, o ceramista caldense Armando Correia, o natural de Vila da Feira, Aníbal Alcino e o vianense Francisco Lagarto são alguns dos nomes maiores associados ao ensino neste estabelecimento.
Informação – CM Viana do Alentejo
Foto – 7 Maravilhas