O Município de Viana do Alentejo vai distribuir, de forma gratuita, cerca de 9000 contentores pela população e serviços, no âmbito do Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta, Separar Sem Parar, que vai implementar no concelho.
Este número foi avançado durante a apresentação do projeto, no passado dia 16 de junho, no Cineteatro Vianense, na qual estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Luis Miguel Duarte, Rute Candeias, da Índice Consultores, Tânia Delgado, técnica da Câmara Municipal, Carlos Monteiro e Vitor Picado, em representação da AMCAL.
O projeto vai abranger cerca de 3500 produtores, entre famílias (3053 produtores domésticos), comércio (168 estabelecimentos) e serviços (231). Vão ser distribuídos três contentores para o vidro, papel/cartão e para o plástico/metal por cada aderente, sendo a recolha dos resíduos efetuada por veículos dos serviços municipais em dias e horários preestabelecidos de acordo com os circuitos de recolha.
Promovido em estreita colaboração com a AMCAL – Associação de Municípios do Alentejo Central e em conjunto com os Municípios de Cuba, Portel e Vidigueira, o projeto pretende aumentar os resíduos recolhidos seletivamente, contribuindo para a educação da população e para o alcance das metas da taxa de reciclagem. Para além de evitar a acumulação de resíduos dentro da habitação, este sistema de recolha seletiva evita a deslocação para a deposição de resíduos no ecoponto.