Segundo fonte hospitalar e depois de todos os alertas e confirmações pelas entidades competentes, a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Hospital de Évora está nesta terça-feira, 8 de abril, de novo parada, desde as 8h da manhã até às 16h, por falta de recursos humanos. Outra fonte hospitalar avança que a VMER está parada devido à falta de médico, estando apenas disponível um enfermeiro.
Desta forma fica de novo inoperacional a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER), confirmada pelo Hospital do Espírito Santo de Évora, neste turno, das 8h às 16h, acrescendo que é do conhecimento do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) “está informado” e que “tem outros meios disponíveis na região”.
Relembramos como já foi noticiado pela Rádio Campanário, que no passado domingo à noite, quando ocorreu o acidente que provocou dois mortos, perto de Reguengos de Monsaraz, a viatura de emergência do Hospital de Évora também estava indisponível devido a “motivos de doença de um profissional escalado”, segundo esclareceu a Administração Regional de Saúde (ARS) do Alentejo.
Há pouco mais de três meses, no dia 25 de dezembro de 2013, a VMER de Évora também estava inoperacional quando um acidente na Estrada Nacional (EN) 114, entre Évora e Montemor-o-Novo, que envolveu dois automóveis e um cavalo, provocou quatro mortos e quatro feridos graves.
A fonte do gabinete de comunicação do hospital garante contudo que a VMER de Évora “tem operacionalidade de 93 por cento durante este mês”.