No ano de 2015 as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) do Alentejo atingiram uma taxa de operacionalidade superior a 95%.
A nível nacional existem 42 Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação (VMER) em funcionamento que atingiram, no ano de 2015, uma taxa de operacionalidade de 98.8%, sendo a mais elevada dos últimos anos.
No que diz respeito às VMER do Alentejo, foi a do Centro Hospitalar do Baixo Alentejo de Beja a que maior taxa operacional registou, 99,7%, seguindo-se a do Hospital do Espírito Santo de Évora com 99,4% e a do Hospital Dr. José M Grande de Portalegre com 95,9%.
As VMER de Évora, Beja e Portalegre, no mês de janeiro do corrente ano, apresentaram uma Taxa de Operacionalidade acima dos 97%. Sendo que no Hospital do Espírito Santo de Évora registou-se uma taxa de 99,4%, no Centro Hospitalar do Baixo Alentejo de Beja uma taxa de 99,2% e no Hospital Dr. José M Grande de Portalegre uma taxa de 97,3%.
Recordamos que as Viaturas Médicas de Emergência e Reanimação integram uma equipa constituída por um médico e um enfermeiro, tendo sido concebidas para o transporte rápido dessa equipa médica diretamente ao local onde se encontra o doente/sinistrado. Têm como objetivo a estabilização pré-hospitalar e o acompanhamento médico durante o transporte de doentes críticos, vítimas de acidente ou doença súbita em situações de emergência e dispõem de equipamento de Suporte Avançado de Vida.