Juromenha foi em tempos sede de um concelho, entretanto extinto em 1836, das quais faziam parte as freguesias de Juromenha, São Brás dos Matos e Vila Real (sendo que esta última é, desde 1801, administrada por Espanha, já que integra o município de Olivença).
Em 1801, o concelho de Juromenha tinha 823 habitantes.
A Fortaleza de Juromenha localiza-se na freguesia de Juromenha, concelho de Alandroal. Entre a Guerra da Restauração e a Guerra Peninsular, sobre o rio Guadiana cuja travessia fechava, foi considerada uma das chaves da fronteira do Alentejo.
A equipa da Era Arqueologia, responsável pela conservação, restauro e arqueologia da fortaleza, divulgou recentemente um vídeo descrevendo o espaço como “um impressionante sítio alentejano, implantado nas margens do Guadiana, com uma história milenar que é fundamental preservar.”
Recorde-se que a Fortaleza de Juromenha tem a decorrer obras de consolidação e restauro dos parâmetros do perímetro abaluartado exterior e cerca islâmica e medieval interior da Fortaleza, encontrando-se as mesmas a decorrer a bom ritmo.
Veja o vídeo:
Era Arqueologia