Segundo o Comunicado de Imprensa enviado à Rádio Campanário, depois de dois anos sem ser realizado, este ano o Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo, organizado pela Confraria Ibérica do Tejo (CIT) irá regressar e irá passar pela localiade de Nisa.
O percurso terá inicio no dia 4 de junho no Rosmaninhal, em Portugal, e em Espanha em Santiago de Alcatra e o seu final no dia 19 de Junho na Marina de Oeiras.
Esta é uma peregrinação de carácter religioso e cultural e que irá percorrer o Tejo, num percurso com cerca de 300 km sempre precorridos pelo rio e atracando em 53 locais ao longo de 15 dias.
Este Cruzeiro tem os objetivos de “Reforçar a identidade das comunidades, aproximando-as através da partilha cultural e religiosa; aproximar as comunidades do rio Tejo para usufruírem da sua riqueza; transformar as comunidades ribeirinhas em elementos divulgadores das enormes potencialidades do rio na área do Turismo Sustentável e das Culturas a ele associadas.
Este “VIII Cruzeiro Religioso e Cultural do Tejo/II Cruzeiro Ibérico do Tejo conta com o apoio de perto de 160 entidades ao longo do Tejo, entre elas câmaras, juntas de freguesia, paroquias. Entidades como o Ministério do Ambiente, o Ministério da Administração interna, Ministério da Defesa, a Guarda Nacional Republicana, a Capitania do Porto de Lisboa.
Assim a imagen de Nossa Senhora dos Avieiros e do Tejo irá estar neste precurso e irá estar presente em Amieira do Tejo, em Nisa, no dia 5 de junho pelas 09:30 horas.
Fonte/Foto: Confraria Ibérica do Tejo