A vila de Avis está prestes a comemorar um marco histórico, celebrando os 809 anos da sua fundação, no dia 15 de agosto. As festividades acontecerão no coração do Centro Histórico, e um leque eclético de atividades foi organizado para marcar esta ocasião especial.
As celebrações serão iniciadas às 09h00 com uma cerimônia majestosa de hastear das bandeiras da Vila de Avis e da Ordem de Avis no topo da emblemática Torre da Rainha. Um trabalho artesanal meticuloso, elaborado pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis, ganha vida através da iconografia histórica dos primórdios da fundação. A bandeira, que narra a lenda fundacional numa face e a conexão com a Ordem Militar de S. Bento de Avis na outra, tornou-se um símbolo tangível da rica história da região.
A partir das 10h00, o Largo do Convento transformar-se-á num campo de exploração durante a atividade “Orienta-se por Avis”, o terceiro percurso dentro do circuito de orientação desenvolvido pela Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis. Aventureiros e curiosos serão desafiados a explorar os espaços verdes e fontanários da Vila de Avis, enquanto os mapas dos percursos, disponíveis no CIOA (Centro Interpretativo da Ordem de Avis) e no Posto de Turismo, incentivam a fusão entre a apreciação do patrimônio histórico e a prática da orientação desportiva.
Às 16h00, o Pavilhão da Escola Básica 2,3 Mestre de Avis será palco de uma partida de futsal entre o C. F. “Os Avisenses” e os Trabalhadores do Município de Avis.
À medida que o sol se põe, o ambiente vibrante transforma-se num cenário mágico para o concerto da artista Celina da Piedade, que se apresentará no Largo do Convento a partir das 21h30. Compositora, acordeonista e cantora de renome, Celina da Piedade levará o público numa viagem musical que abrange desde a tradição do Cante Alentejano até a energia contagiante do folk e da música pop.
A história por trás dessas celebrações remonta a 1211, quando D. Afonso II doou um pedaço de terra aos freires de Évora, marcando o início da formação da Vila de Avis. A relevância estratégica da localização, juntamente com suas características naturais distintas, logo levaram à construção de um castelo, um convento e a formação da comunidade. Foi em 1214 que a vila ganhou vida, iniciando os trabalhos de fortificação e a construção do icônico castelo, como é lembrado pela placa fundacional próxima à Torre de S. Roque.