Nos dias 21 e 22 de Abril, a vila alentejana de Fronteira vai recriar uma feira medieval e a Batalha de Atoleiros, que celebra a vitória de Portugal sobre Castela em 1384.
A comemoração da batalha este ano inclui ainda a inauguração do Centro de Interpretação da Batalha de Atoleiros, com a presença do ministro da defesa, José Pedro Aguiar-Branco.
A recriação da Batalha de Atoleiros terá lugar no domingo, dia 22 de Abril, a partir das 15H00, no Campo da Batalha, na zona industrial de Fronteira, e permite a quem quiser, “alistar-se nas fileiras de D. Nuno Álvares Pereira e empunhar armas contra os inimigos”, conviver com figuras tradicionais de outros tempos, envergar roupas tradicionais e participar nas brincadeiras.
A abertura oficial da feira medieval de Fronteira terá lugar no sábado, dia 21, às 12H00, e ao longo dia vai contar com animação de rua, com danças e folias com saltimbancos e menestréis, visita do almotacem e do meirinho aos mercadores, passando pelo teatro de rua até a espetáculos com cuspidores de fogo e malabaristas.
No Parque de Jogos Medievais, poderão ser vividas as mais diferentes formas de entretenimento da época. Nas tabernas do mercado serão servidos comeres e bebere medievais e às 21H30 vai dar-se o Assalto ao Castelo.
O sábado termina com um espetáculo de dança e malabares de fogo “Os Guardiães do Tesouro”. No domingo, depois da Recriação da Batalha de Atoleiros, por volta das 17h00, as tropas de D. Nuno Álvares Pereira chegam ao burgo, animadas pela celebração da vitória e a aclamação popular.
A organização é da Câmara Municipal de Fronteira e a entrada é gratuita.