No passado sábado, dia 1 de dezembro, a Banda da Sociedade Filarmónica União Calipolense assinalou o Dia da Restauração da Independência de Portugal com uma atuação em frente ao Paço Ducal, marco histórico que remonta à ascensão da Casa de Bragança ao trono de Portugal, desde o primeiro dia de dezembro de 1640.
Vítor Ramos, presidente da banda calipolense, em declarações a esta estação emissora, diz que esta atuação “já é uma tradição nossa”.
1º de dezembro “relembra nos nossos antepassados aquilo que foi voltarmos a ser independentes”
Tendo ocorrido um interregno no período em que o 1º de dezembro esteve excluído do calendário nacional de feriados, a banda tocou o hino da restauração em frente ao Paço Ducal, pelo “4º ano consecutivo”.
O dirigente destaca a importância da data para Portugal e em particular para Vila Viçosa, afirmando que “a banda faz questão de estar sempre presente” nas comemorações.
Questionado sobre o facto de surgirem como a única associação a celebrarem o Dia da Restauração da Independência, vê o facto “com alguma tristeza minha, mas por outro lado um orgulho”.
{gallery}VV_banda_1dez_18{/gallery}