O Museu-Biblioteca da Fundação da Casa de Bragança assume uma nova orgânica, passando a direção a ser integrada pela nova diretora, Ana Saraiva, e pelo diretor adjunto, Vicente Fino.
Ana Saraiva é doutorada em antropologia (políticas e imagens da cultura e museologia), mestre em museologia e património e licenciada em antropologia pela Universidade Nova de Lisboa – FCSH. É investigadora integrada do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia) – Nova FCSH, com estudos e publicações sobre património cultural e museologia, arquitetura popular, contextos migratórios e transnacionalismo.
Programou, coordenou a instalação e dirigiu o Museu Municipal de Ourém (da Rede Portuguesa de Museus), chefiou a divisão de ação cultural no Município de Ourém (2009-2019), a divisão de ação cultural, museus e turismo no Município de Leiria (2019-2020) e a divisão de património móvel e imaterial da Direção-Geral do Património Cultural (2022-2023). Faz parte do quadro de pessoal da Museus e Monumentos de Portugal, E.P.E.
Em nota enviada à nossa redação a Fundação da Casa de Bragança refere que Ana Saraiva encarou este convite do Concelho de Administração da Fundação da Casa de Bragança como um desafio que lhe permite “trabalhar, no terreno, o património nas suas múltiplas expressões e dimensões, numa perspetiva integrada, em rede, e ao serviço das pessoas e do país”.
A direção do Museu-Biblioteca fica completa com a designação do bibliotecário, Vicente Fino, para Diretor-Adjunto.